Faça-me o Favor!

Não nos responsabilizamos por mudanças súbidas de humor ou apetite, ofenças pessoais ou sentimentos inibidos que aflorem de quem por descuido venha a ler isso aqui. Queremos que tudo se exploda e não queremos explodir juntos. Não estamos aqui para sermos atacados, somos nos que atacamos. Ficamos em cima do muro mesmo, atirando pedra em quem passar em baixo, independente do lado.

sexta-feira, julho 07, 2006

Resenhando

Aproveitando o ensejo dos posts incomuns, vai mais um incomum, para os interessados.
Joseph Campbell foi um estudioso de mitologia que, com uma carreira respeitável e notavelmente sólida, foi prolífico até o fim de seus dias; deixou indicações claras para a conclusão de uma grande obra iniciada pouco tempo antes. Ainda estudava com afinco aos oitenta anos pela época do surgimento desta obra que citarei aqui.
No meio dos anos oitenta, o jornalista Bill Moyers, de carreira muito reta, promoveu uma série de entrevistas (melhor seria dizer conversas) com o Dr. Campbell, cujo trabalho acompanhou desde o início de sua formação como jornalista. Essas entrevistas aconteceram no Rancho Skywalker (adivinha de quem...), de quem ambos eram amigos, e eram destinadas a uma série de televisão. A série foi ao ar pouco tempo depois da morte do Dr. Campbell, e posteriormente foi compilada num livro.
Nesta série, Campbell fala do significado do mito para o indivíduo e o porque de sua presença em todas as culturas humanas que se têm registro ao longo dos tempos. O que fez do trabalho do Dr. Campbell notório é o fato dele ter encontrado similaridades na estrutura e nos entes de mitologias de povos que jamais tiveram contato; através das filosofias dos povos, da psicologia humana e da antropologia, e conseguindo alinhavar tudo isso de forma magistral, ele construiu uma maneira absolutamente diferente de ver os mitos.
“E o que tenho a ver com isso, os mitos?” vocês devem estar se perguntando, “Nada”, diz Campbell, “vá e viva a sua vida”. Mas a questão é que os insights e as potencialidades do espírito humano estão intimamente ligadas aos mitos.
Apesar do livro ser muito bonito e trazer partes que não foram incluídas na série para a TV, é no DVD recentemente lançado pela Cultura Marcas (da TV Cultura) que se pode ver o entusiasmo e a genialidade do Dr. Campbell. Não só é inspirador ver um homem extremamente culto e absurdamente inteligente, falando com a segurança e eloqüência de mais de cinqüenta anos de aulas, palestras e seminários pelo mundo, em muitas línguas, como é encantador ver a voz da experiência. Sobre esse alicerce há aquela paz de quem encontrou o sentido da sua própria vida e que pôde estar em consonância com cada uma daquelas sensações e sentimentos de que falam os deuses e mitos.
Não sei se vão se interessar, mas confesso que essa obra abriu caminho para muitos estudos, estudiosos e obras que acabaram mudando minha vida e a maneira como eu via o mundo e como me via nesse mundo. Muitas coisas tomaram um rumo muito melhor e devo muito disso às portas que se abriram após os insights que daqui surgiram.
Cada um tem suas experiências e suas revelações, e sabem muito bem o que são para a sua vida, como também sabem que jamais conseguimos transmitir nossas emoções e sensações. Mas sempre podemos tentar mostrar aquilo que gerou essas sensações. Sem pretensões.
Livro; “O Poder do Mito”, Joseph Campbell, Ed. Palas Atena, ~ R$45,00
DVD duplo; “O Poder do Mito”, Joseph Campbell & Bill Moyers, ~ R$60,00

6 Comentários:

  • Às 9:18 AM , Blogger Puta Véia disse...

    Me convenceu... se o Dr. Sopa em lata conseguiu fazer isso com você, pode mudar o mundo inteiro!!
    Vou de DVD mesmo; muito mais prático

     
  • Às 1:35 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Infelizmente, ele não é um Dr. Sopa em lata... antes fosse e eu me convenceria de que sou um completo idiota. O negócio é que ele sofreu da Síndrome de Starway To Heaven. É uma música boa mesmo, mas malharam tanto que virou chavão. E além do mais, saiba mais essa, quando eu não gosto de alguma coisa, eu não gosto com propriedade. Ouvi muito rock nacional pra falar que é uma bosta. Não costumo ser preconceituoso sem critério. Mas, cada um, cada qual...

     
  • Às 4:56 PM , Blogger Burocrata disse...

    Boiei com esse negócio da sopa em lata.
    Esse livro é etendido por leigos???

     
  • Às 5:35 PM , Anonymous Anônimo disse...

    A PV acha que é mais um enlatado americano. Passa longe disso. E verdade seja dita, a obra desse cara precisa de um certo fio da meada senão se sofre um pouco pra ler. Mas eu acho que o Poder do Mito te situa muito bem pro restante dos trabalhos dele... isso se vc realmente gostar da coisa.
    Seja como for, é bastante acessível pois era essa a intenção da obra.
    PS: Eu tenho o DVD... poderíamos assistir juntos, sem drogas, e com a mente aberta...

     
  • Às 9:36 AM , Blogger Puta Véia disse...

    Não acho que seja um enlatado não, pelo contrário... estou lendo o livro e tô achando massa.
    A sopa de lata foi um trocadilho infeliz com a obra do Andy Warhols e com a sopa Campbell, mas eu achava que por estar tratando com gente um pouco mais gabaritada, a piada seria rapidamente expurgada

     
  • Às 11:05 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Meu negócio é música. Admito a ignorância em artes plásticas...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial