Breve comentário
"No plano material, o livre-arbítrio é a justificativa conveniente para as ingerências humanas nos desígnios divinos. No plano extra-material (ou espiritual, se preferirem!), o diabo é o serviçal fiel e atento que mantém limpas as mãos de Deus"
Prof. M., à guisa de preâmbulo desdenhoso num colóquio com um cristão inflamado pela falta de fé dos ímpios - e o seu óbvio destino à danação.
Prof. M., à guisa de preâmbulo desdenhoso num colóquio com um cristão inflamado pela falta de fé dos ímpios - e o seu óbvio destino à danação.
5 Comentários:
Às 3:13 AM , Burocrata disse...
Primeiro comentário para o breve comentário: vou buscar um dicionário.
Já fui bem Prof. M. e já contestei muito a fé (entendi certo, Armless? é o Prof. M. que está debatendo com o cristao e usando os "ideais" cristaos para rebate-lo?), mas hoje me pergunto se nao é melhor te-la. É pretencao demais crer que podemos um dia sequer chegar perto de conhecer uma "verdade absoluta" a ponto de desqualificar a fé, e imagino como seria vazio, oco e insípido nao existir nada além; imaginar que o racional tem razao. Penso como a fé verdadeira possa ser nutritiva para a "alma". Ou talvez a fé seja apenas esperanca exacerbada, sei lá. Só sei que as vezes sinto inveja de quem tem fé.
Às 11:41 AM , Anônimo disse...
Não tenho nada contra a fé desde que não me venham tentar convencer de que eu tb deva tê-la, ainda mais para com esse Deus esquizofrênico dos cristãos.
Tb não consigo conceber uma verdade absoluta (por que ela não é possível - não para quem tem cérebro) e não tenho a pretensão de desqualificar a fé. Ao contrário, a fé é necessária aos que não encontram paz de espírito na razão e não conseguem encontrar significado suficiente na própria vida e dependem de alguma recompensa no pós-vida que lhe alente a existência oca e insípida, onde não há ato ou fato que se lhe nutra a própria alma.
Mas o Prof. M. é meio radical. Eu já li muito Campbell pra entender a dimensão psicológica da fé e sequer discutiria com um cristão. De qualquer forma, os telhados são de vidro e as posições são defensáveis ou não dependendo da altura do muro no qual vc se encosta durante a contenda.
Às 11:44 AM , Anônimo disse...
PS: O Prof. M. pediu para perguntar ao Burocrata se ele pode mandar uma encomenda da terra dos sombreiros... e não, não é peiote...
Às 4:36 PM , Burocrata disse...
Só se o Prof. M rezar um pai nosso! hehehe Que é?
Às 7:26 PM , Anônimo disse...
Manda um mail aê, mas pra adiantar eu queria saber se vc ainda tá no Mexico e se é difícil arranjar uma daquelas prensas domésticas de fazer tortillas. Ninguém merece esticar massa de tortillas na mão... :o)
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial