Faça-me o Favor!

Não nos responsabilizamos por mudanças súbidas de humor ou apetite, ofenças pessoais ou sentimentos inibidos que aflorem de quem por descuido venha a ler isso aqui. Queremos que tudo se exploda e não queremos explodir juntos. Não estamos aqui para sermos atacados, somos nos que atacamos. Ficamos em cima do muro mesmo, atirando pedra em quem passar em baixo, independente do lado.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Técnicas e Rasteiras

Era pra ser um comentário à última postagem. Ficou grande demais... então vai como post.

A formação das conexões neurais não diminui o ritmo até mais ou menos os 16 anos. Aí, os hormônios mudam um pouco as coisas. Mas é outra história. O caso é que criança tem a rede preparada pra incorporar coisas novas. Já reparou como elas aprendem tudo, de bom e de ruim? Línguas, música, esportes... principalmente atividades com forte presença de componente motor.
Quanto à inteligência, em primeiro lugar, temos grande dificuldade pra definir inteligência. Mas se estivermos falando apenas de capacidade cognitiva, estamos diante de algo como cor de olhos, massa muscular, timbre de voz. Quer dizer, podemos tentar fazer o Burocrata virar o próximo mr. Olympia, mas certamente é mais fácil, ou mais proveitoso, tentar isso com o Prof. Israel, por ex. Por que este último tem mais potencial pra expansão da massa muscular que se espera nesse sentido. È claro que se estimularmos as crianças de forma a expandir suas capacidades cognitivas, teremos bom resultado. Mas se isso for igual pra todos, o máximo que se observará é uma curva de Gauss, ou curva do sino, aquela da distribuição das estatísticas, se deslocando pra um novo patamar, mas ainda com a mesma estrutura de antes, mas um pouco melhorada.
Enfim, observa-se que muitas coisas na natureza são assim, e isso é chamado de "fitness", ou seja, a melhor adaptação pra lidar com um determinado ambiente. A diferença da natação do Golfinho e do Peixe-Boi. Ambos vivem muito bem, obrigado e estão aí. Mas o caso é que se analisarmos uma série de parâmetros de natação, veremos que os golfinhos têm melhor rendimento. E não há nada de errado com o Peixe-Boi, mas ele não nada como um golfinho, ainda que viva muito bem no seu ambiente.
No caso dos programas de tv, sim, pode-se oferecer coisa melhor, mas essa não é a lógica que rege as coisas. Eles querem consumo, por isso, procuram o que agrada a maior parte das pessoas na gaussiana. E a "inteligência" delas vai requerer um tipo de programação e produto. Como vende mais, é destinado pra elas. Mas vc tb pode escolher o seu público e ver se ele pode pagar mais por uma coisa melhor, que necessariamente é mais cara.
Resumindo: tem que ter alguém pra deixar minha privada cheirosa, varrer o meu studio e limpar as garrafas da minha adega... e ainda agradecer aos céus por ter isso pra fazer. Mesmo por que, eles não se interessam nem um pouco por cultura; querem sim é notícias populares, novela mexicana e mesa farta. E na outra ponta sempre tem um bando de intelectuais atormentados que acha que o mundo pode ser melhor e que todos deviam ter direitos iguais. Não deviam. Todos deviam ter a oportunidade de serem o que quisessem com dignidade. Seja filósofo, cientista, puta ou burocrata, todos deveriam ter dignidade e direito de escolher isso.

13 Comentários:

  • Às 3:34 PM , Blogger Puta Véia disse...

    Bravo... bravíssimo.
    Mas não entendi uma coisa. Vc concorda ou não que a TV pode ser um meio para de ampliar a inteligência (vamos chamar de "capacidade de raciocínio") das crianças? independente que elas queiram ser filósofo, cientista, puta ou burocrata?

     
  • Às 6:24 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Se bem aplicada, pode. Vide a TV Cultura.
    A questão, como sempre, é a idoneidade do processo. E não há nada de errado em mercantilizar também uma programação de melhor qualidade visando melhorar as condições cognitivas das nossas crianças, não? Se me provarem por A + B que um determinado canal de TV paga é mais adequado para meus filhos, e eu tiver condições, banco.
    Mas educação em massa... sei lá... o problema é a adesão do consumidor ao processo. Qual de nós trocava Pica-Pau, Tom & Jerry e Pernalonga por Castelo Ra-Tim-Bum??? É difícil plantar a criança na frente da TV e dizer "Veja isso!!!" Ela vai ficar com raiva. Deveria ser de outra forma... que eu não sei dizer como.

     
  • Às 6:45 PM , Blogger Puta Véia disse...

    Só pra polemizar um pouco, acho que Pica-pau, Tom & Jerry e Pernalonga são bons desenhos... nem tudo precisa ser 100% educativo (e falo 100% pq acredito que estes desenhos também o sejam, em um percentual menor), mas entretenimento também é de suma importância para todos, crianças ou não.

     
  • Às 10:20 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Eu gostava de Bambalalão
    (ou seria Bão-ba-la-lão??) e isso deve explicar uma certa natureza competitiva. De qualquer forma, sempre achei a abordagem deles de "vermelho" contra "amarelo" a melhor de todas. Porque "meninos" contra "meninas" é muito prosaico e "vermelho" contra "azul" é muito político. Pelo sim, pelo não, tenho medo de palhaços até hoje e ainda dou risada nos mesmos desenhos da Pantera Cor de Rosa.

     
  • Às 6:22 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Entretenimento, segundo o pessoal da Escola de Frankfurt, é o meio que as mãos do poder usam pra garantir que seus escravos trabalhem melhor sem pirar. Faz sentido sendo que o entretenimento de tolhe qualquer possibilidade de pensar.
    Não é só isso. Mas em linhas gerais...

     
  • Às 8:01 AM , Blogger Puta Véia disse...

    Escola de filósofos nazistas, isso sim

     
  • Às 11:37 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Infelizmente, vc deixa óbvio que não sabe do que está falando.

     
  • Às 3:46 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Vou tentar te ajudar, amiga puta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Frankfurt

    Nem tudo que vem da Alemanha é nazista... cqd!!!

     
  • Às 6:49 PM , Blogger Puta Véia disse...

    É muito bom ser sub-estimado por um grupo de pessoas tão seletas. Nem só na FFLCH que se lê sobre filosofia.

     
  • Às 4:07 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Verdade. Do mesmo jeito que cegueira e radicalismo tb não dão só na FFLCH.

     
  • Às 5:05 PM , Blogger Puta Véia disse...

    Também dão no Hospital e no Extreme Games. Uhu!!!
    Muito boa esse sequencia de comentários... somente briga loka

     
  • Às 10:18 AM , Anonymous Anônimo disse...

    O poder desagregador da achincalhação... ou como diria um amigo, o verdadeiro "Espalha-Roda".

     
  • Às 10:27 AM , Anonymous Anônimo disse...

    De volta ao Bambalalão...... versão para adultos que lêem filosofia!!! Ficou faltando saber só qual de vocês é do "vermelho" e qual do "amarelo"!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial